VII Coneco – Envio de resumos expandidos até 18 de julho

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Está aberta até o dia 18 de julho a submissão de resumos expandidos para o VII Coneco, o Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação. Este ano, a atividade será realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro entre os dias 15 e 17 de outubro de 2014 e tem como tema “Cidade: estéticas e resistências”.

@s interessad@s podem inscrever seus resumos expandidos em um dos seis grupos de trabalho. Os artigos melhor avaliados serão publicados em um e-book.

Confira mais detalhes sobre os GTs abaixo e saiba mais clicando aqui.

Grupos de Trabalho

GT 1 – Arte, Imagens, Estéticas e Tecnologias da Comunicação

conecogt1@gmail.com  

Estética, comunicação e tecnologia fazem parte dos mais variados discursos. Considerando isto, este grupo de trabalho objetiva acolher estudos capazes de investigar, problematizar e refletir as práticas culturais no âmbito da Cibercultura e das manifestações na cidade. O fio condutor do debate busca articular as questões perceptiva e cognitiva inerentes à estética da imagem. Por esta razão, são objetos de interesse deste GT os artigos que proponham o debate a partir das formas de visualidade presentes tanto nos espaços urbanos quanto no ciberespaço. Os trabalhos podem contemplar: a) Arte e Imagem; b) Visualidades; c) Cultura digital; d) Manifestações urbanas; e) Audiovisual; f) Artes Gráficas; dentre outros. E como tal devem encorajar diferentes abordagens relacionadas à estética, às tensões entre arte e mercado e ao circuito comunicativo para além da imagem em si.

GT 2 – Políticas e Análise do Cinema e do Audiovisual

conecogt2@gmail.com

O GT tem como objetivo reunir análises que articulam distintas abordagens em relação ao cinema e ao audiovisual, destacando processos políticos e subjetivos pelos quais esses campos se constituem. Nesse sentido, o universo do audiovisual se apresenta como um espaço de problematização da esfera midiática, que permite investigações com aportes estéticos, tecnológicos, econômicos, históricos, narrativos e de memória, articulando-o sobretudo como um campo teórico. Os trabalhos devem apresentar investigações e análises teóricas, históricas, políticas, estéticas e técnicas acerca do cinema e do audiovisual, nas suas especificidades, expansões, hibridismos e desdobramentos, bem como sua contribuição às práticas sociais, culturais e artísticas.

GT 3 – Subjetividade e Produção de Sentido

conecogt3@gmail.com

O GT tem como objetivo contemplar estudos capazes de problematizar as atuais conformações subjetivas e configurações de sentido edificadas, nos mais variados contextos socioculturais e políticos, a partir de discursos sociais e midiáticos. Tal escopo possibilita uma grande variedade de análises, dentro das quais destacamos: a) os impactos dos dispositivos tecnológicos na produção de subjetividade; b) os modos de subjetivação em jogo nas práticas comunicativas; c) as injunções à conquista de um corpo e de um trabalho de alta performance; d) as implicações das narrativas sociais e midiáticas nas sociabilidades e nas percepções de si no mundo contemporâneo; e) as resistências travadas às sujeições hegemônicas etc.

GT 4 – Representação Social e Mediações socioculturais

conecogt4@gmail.com

O GT objetiva reunir pesquisas que reflitam sobre as representações sociais e as mediações socioculturais a partir das diferentes apropriações dos espaços e suportes comunicacionais da cidade. Busca questionar as diferentes formas de sociabilidade no contemporâneo e refletir acerca da construção das experiências sensíveis do cotidiano pelos sujeitos inseridos nessas inter-relações. Propõe ainda desvendar como os atores sociais se percebem na cidade e reconfiguram suas histórias, memórias, tradições e costumes.

GT 5 – Práticas de Entretenimento e Consumo

conecogt5@gmail.com

O GT tem como objetivo contemplar os estudos relacionados aos processos de produção no cenário midiático, cultura urbana, entretenimento e dinâmicas do consumo, com ênfase nas práticas de significação e representação em distintos suportes, e seus reflexos sobre a organização da vida social. Abarca questões relacionadas aos fluxos de tecnologias audiovisuais, estéticas e suas construções imaginárias, biográficas e organizacionais no contexto do capitalismo semiótico. Os trabalhos podem contemplar: a) Entretenimento como fenômeno social; b) Publicidade e estudos de consumo; c) Experiências e espaço urbano; d) Estudos sonoros envolvendo música, cultura, estética e plataformas midiáticas.

GT 6 – Discurso e Poder

conecogt6@gmail.com

O Grupo de Trabalho visa proporcionar um debate crítico sobre discurso e poder, bem como a produção de narrativas políticas no âmbito da Comunicação. Os trabalhos deverão apresentar no cerne das questões a relação estabelecida entre linguagem e formas de poder, através da análise de produções midiáticas diversas. Nesse sentido, os artigos devem abordar eixos temáticos, tais como: Mídia e Comunidade; Política e Comunicação Comunitária; Mídia e Política;  Cidadania e Direitos humanos;  Economia Política da Comunicação; Democratização da Comunicação; Políticas de Comunicação; Direito à Comunicação; Eleições; Ativismo; Política Partidária; Novas Tecnologias e Poder; Marketing Político; Democracia e Poder; Discurso e Opinião Pública.

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